Elementais da Água

[Elementais da Água][bleft]

Elementais da Terra

[Elementais da Terra][twocolumns]

O Trevo-de-quatro-folhas - Boa Sorte


Recentemente um amigo perguntou-me a respeito do trevo-de-quatro-folhas. Ele me disse: encontrei uma moita de trevos-de-quatro-folhas num terreno baldio, dizem que é raro se deparar este tipo de trevo. Existe alguma especie que só nasce trevos com quatro folhas?!
 
Bem, da mesma maneira que ele tem esta dúvida, acredito que muitos têm. Vamos então esclarecer a respeito e contar também um pouco sobre as lendas dos trevos. 

O trevo-de-quatro-folhas é, na realidade, uma anomalia do trevo comum; digamos que é um erro genético. O espécie de três folíolos é considerada por alguns até mesmo uma erva-daninha ou uma praga. Ele cresce facilmente, principalmente em solos úmidos, e se espalha muito depressa. Dentre os trevos, cujo próprio nome já faz menção às "três folhas", pode acontecer de surgir um trevo de quatro folhas. 

É realmente uma anomalia rara - eu nunca encontrei nenhum -, portanto deparar-se com um deste é no mínimo peculiar. Estima-se que é um para cada dez mil trevos normais. 

Esperança - Amor - Fé - Sorte 

O trevo é considerado uma erva de bom presságio há muitos séculos. Alguns dizem que cada folha representa uma virtude. Seriam elas: a fé, a esperança e o amor. A quarta folha é a folha da sorte, por este motivo o trevo-de-quatro-folhas é aquele que traz a sorte. 

Agora vamos esclarecer sobre a genuinidade dos trevos. O verdadeiro trevo-de-quatro-folhas é uma anomalia genética específica do trevo-branco (Trifolium repens); aquele mais comum, todo verde e que tem a folha em forma de coração (como os da imagem acima). Há outros trevos de outros gêneros; exemplo deles são os 'Oxalis' o os 'Marcilea'. Estes têm quatro folhas e são muito comercializados, mas não são considerados os legítimos trevos da sorte. O bulbo de trevos encontrado pelo meu amigo, embora eu não os tenha visto, é provavelmente o 'Marcilea', que são os mais comuns aqui no Brasil e muita gente cultiva. 

Diz a lenda que se você encontrar, por acaso, um trevo-de-quatro-folhas, uma boa sorte está por vir. Este é um ditado antigo muito divulgado na Irlanda: "se quatro folhas o trevo tiver, terás boa sorte no que vier". 

O trevo também é um dos símbolos da Irlanda, cujo significado acredita-se estar ligado ao santo padroeiro do país ( leia no post "São Patrício") que lançou mão dele para explicar a santíssima trindade. Na terra dos Leprechauns, senhores da boa sorte, achar um trevo com cinco folhas - ou mais - significa ainda mais prosperidade. 

Raro Trevo-de-quatro-folhas 

Os irlandeses acreditam que suas colinas tenham mais trevos-de-quatro-folhas do que qualquer outro lugar do mundo. Este é um dos motivos pelos quais eles se consideram pessoas de sorte. A expressão "Lucky O´Irish" (Sorte Irlandesa) é muito conhecida e no dia de São Patrício é bastante comum desejar a "Sorte Irlandesa" uns aos outros . 

Bem, se for verdade que na Irlanda estão a maior parte dos trevos-de-quatro-folhas existentes, deparar-se com um fora da Ilha Esmeralda pode ser ainda mais raro. Encontrar um verdadeiro trevo-de-quatro-folhas ainda é uma ocorrência incomum. Se traz boa sorte mesmo eu não posso dizer, afinal nunca tive o privilégio. Mas encontrar algo tão raro é, sem dúvidas, muita sorte mesmo.

http://valedomago.blogspot.com.br
Poste Um Comentário
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Oráculos

[Oráculos][threecolumns]

Cristais

[Cristais][grids]

Elementais

[Elementais][list]

Animais de Poder

[Animais de Poder][bsummary]