Elementais da Água

[Elementais da Água][bleft]

Elementais da Terra

[Elementais da Terra][twocolumns]

Tritões


Na lingua portuguesa não existe a palavra "sereio" para nomear uma mitológica criatura metade peixe, metade homem. Estes elementais são chamados de"tritões", embora a palavra "Tritão" corresponda a um único ser que, na mitologia grega, era filho de Poseidon (Deus dos Mares) e da nereida Anfitrite.

Talvez a lingua inglesa consiga designar de forma mais fiel estes seres fantásticos: "merman" (homem do mar) é o masculino de mermaid (dama do mar).



Nas lendas do Mar Mediterrâneo, eles aparecem em histórias onde afundam navios e provocam grandes tempestades. 

Em muitos mitos da Europa continental, os "tritões" são, muitas vezes, ilustrados com os cabelos repletos de algas, barbas e tridentes. Já em alguns mitos das Ilhas Britânicas, um tritão é representado como uma criatura feia e malvada, com dentes pontiagudos, cabelos verdes e grandes olhos (lembremos dos sereianos que aparecem em Harry Potter).


Na mitologia finlandesa, um tritão (vetehinen) é frequentemente retratado como um homem bonito e repleto de poderes mágicos, barbudo e com a cauda de peixe. É um ser com grande sabedoria e conhecimento, que pode ser invocado para auxiliar na pesca.

O Boto, da região amazônica, é uma espécie de tritão que toma forma de homem para seduzir mulheres humanas nas festas ribeirinhas e, não raramente, as engravida. 

Tritões, assim como as sereias, podem seduzir e atrair os seres humanos através do canto e da beleza. As ações e os comportamentos destes seres variam muito de acordo com a lenda. Podem ser pacíficos ou perigosos, dependendo da fonte e do período de tempo das histórias.

Fonte: http://valedomago.blogspot.com.br/
Poste Um Comentário
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Oráculos

[Oráculos][threecolumns]

Cristais

[Cristais][grids]

Elementais

[Elementais][list]

Animais de Poder

[Animais de Poder][bsummary]