Elementais da Água

[Elementais da Água][bleft]

Elementais da Terra

[Elementais da Terra][twocolumns]

I Ching do Nome



"Mudar a vida por meio da consciência" essa é a tradução literal da expressão "I Ching", escolhida por antigos sábios chineses para dar nome à obra que reúne séculos de sabedoria.
Também chamado de “O livro das Mutações”, o I Ching é utilizado até hoje por pessoas que buscam o auto-conhecimento ou que desejam prever o futuro.

Mudar a vida por meio da consciência" essa é a tradução literal da expressão "I Ching", escolhida por antigos sábios chineses para dar nome à obra que reúne séculos de sabedoria.
Também chamado de “O livro das Mutações”, o I Ching é utilizado até hoje por pessoas que buscam o auto-conhecimento ou que desejam prever o futuro.

Porém, mais que um oráculo, ele é uma fonte de conselhos, que se tornam ainda mais úteis quando se aceita o princípio, básico no I Ching, segundo o qual nada no universo é fixo e, portanto, o homem pode alterar seu destino. E na busca de novos caminhos, ouvir o que o I Ching tem a dizer, é ainda hoje uma sábia opção.
As revelações do I Ching se traduzem por 64 hexagramas (conjunto de linhas), formados por sua vez por combinações de oito trigramas básicos. Um trigrama é um gráfico composto de três linhas que dá resposta a uma questão, aconselha ou indica um caminho. Essas linhas podem ser yin (- -) ou yang (-).


Yin é o escuro, o feminino, a água, a matéria, a Lua. Yang é o claro, o masculino, o fogo, o espírito, o ativo, o quente, o exterior, o Sol.

Segundo os chineses, a harmonia vem do equilíbrio dessas forças. E a interação de ambas provoca mudanças no ritmo do universo e, conseqüentemente, no ritmo da nossa vida. O yin e o yang manifestam-se por meio dos cinco elementos da natureza: terra, metal, água, madeira e fogo. Para os chineses, o sucesso ou o fracasso da nova vida também dependem do seu equilíbrio. Assim, em cada trigrama, a combinação de linhas yin e yang e a predominância de um desses elementos são elementos que determinam o tipo de influência que ele exerce.

Como descobrir o seu trigrama

Para isso vamos usar as quantidades de letras do seu nome completo. Some todas as letras, se o número for maior que 8, subtraia 8. Se o resultado continuar maior que 8, faça novamente outra subtração (sempre - 8). Exemplificando:
Um nome com 23 letras: 23 - 8 = 15, como continua maior que 8, subtraio novamente; 15 - 8 = 7, este é o trigrama do exemplo.

Trigrama 1 : Chien 

 Elemento: Metal 
 Simbolismo: o céu, a verdade, o pai 

 Este trigrama simboliza a criatividade, a mudança, o governo e a determinação. Por isso, a pessoa a quem ele se associa gosta de mandar e às vezes chega a ser extremamente autoritária. Chien é perseverança, tanto no acerto quanto no erro. Por isso mesmo, quem tem esse trigrama, precisa lutar contra o lado negativo, que pode levar a obstinação, que pode até cegar. 

 Trigrama 2: Tui 

 Elemento: metal 
 Simbolismo: o lago, a alegria, a filha caçula 

 Quem tem Tui como trigrama principal geralmente é feliz, tem atitudes harmoniosas, gosta dos prazeres da vida e respeita as leis e a liberdade alheia. Mesmo que viva num lar humilde, sempre tenta deixá-lo bonito. Nas relações pessoais, busca resolver os problemas pelo diálogo. Há pessoas que só vivem o lado negativo desse trigrama; nesse aspecto, Tui está ligado à busca desenfreada de prazeres mundanos, o que acaba por prejudicar a evolução espiritual da pessoa. 

Trigrama 3: Li 

 Elemento: Fogo 
 Simbolismo: o Fogo, o Sol, a filha do meio 

 As atividades intelectuais e científicas são bastante valorizadas por quem tem Li como trigrama principal. Este é o trigrama das pessoas alegres, pontuais, organizadas e eficientes. Tanta tendência à disciplina leva algumas dessas pessoas a dedicarem-se à carreira militar ou religiosa. Quando não se desenvolvem corretamente, só vivem o lado negativo desse trigrama, tornando-se extremamente críticas em relação aos familiares e colegas de trabalho. 

 Trigrama 4: Chen 

 Elemento: madeira 
 Simbolismo: o trovão, a ação, o filho mais velho 

 Ativa, agitada, nervosa, amiga - esse é o perfil da pessoa cujo trigrama principal é Chen. Só que essa pessoa tende a idealizar tudo. Muitas vezes, ela passa a vida imaginando um mundo feliz, mas não põe suas idéias em prática. Este é o trigrama de artistas, de vendedores, homens de negócios e automobilistas. Quando não desenvolve suas potencialidade, ela pode entrar no lado negativo do trigrama: torna-se ociosa, impontual e desleixada. 

 Trigrama 5: Sun 

 Elemento: madeira 
 Simbolismo: o vento, a suavidade, a filha mais velha 

 Sun é um trigrama que dá dinamismo, flexibilidade e adaptabilidade às pessoas. Ativas e suaves, elas conseguem o que querem com fala mansa e atitudes calmas. Sun simboliza o trabalho lento, contínuo e silencioso. Mas também tem seu lado negativo; a pessoa ligada a Sun que não se preocupar em evoluir, acabará por recusar-se a escutar as opiniões alheias e a criar inimizades por causa dos preconceitos. 

 Trigrama 6: Kan

 Elemento: água 
 Simbolismo: a chuva, o perigo, o filho do meio 

 As pessoas associadas a este trigrama não fogem do perigo e até gostam de correr certos riscos. Mas são de natureza melancólica e emotiva. Muitas delas atingem elevado grau de conhecimento e aproveitam as experiências do dia-a-dia na evolução espiritual. Kan está ligado também a repetição e há pessoas que só vivem o lado negativo desse trigrama: repetem seus erros como se não fosse possível agir do modo correto. 

 Trigrama 7 : Ken 

 Elemento: terra 
 Simbolismo: a montanha, a serenidade, o filho mais novo. 

 As pessoas de Ken são solitárias, silenciosas, serenas, pacientes e independentes. Têm ainda, a capacidade de esquecer de si mesmas para fazer o bem aos outros. Por isso tendem a escolher carreiras, ligadas à vida espiritual e contemplativa. No entanto, há pessoas que só vivem o lado negativo desse trigrama. Ken pode ser o trigrama do homem egoísta, de ambição desmedida, que sobe na vida, mas acaba se isolando e desprezado por quem o cerca. 

 Trigrama 8 : Kun 

 Elemento: terra 
 Simbolismo: a terra, os campos, a mãe. 

 As pessoas de Kun são calmas, flexíveis, suaves, protetoras e pacientes. Dificilmente se irritam e estão sempre prontas, a abrir mão do próprio bem estar, para ajudar quem precisa. Está relacionado, ainda, aos homens que vivem tranqüilamente em cidades do interior, onde a tecnologia avançada não chegou. Mas se a pessoa que só viver o lado negativo do trigrama, não será feliz. Pois Kun, é também o trigrama dos covardes, dos fracos e daqueles que se acomodam por não ter ambições na vida.

http://www.lyndha.com/
Poste Um Comentário
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Oráculos

[Oráculos][threecolumns]

Cristais

[Cristais][grids]

Elementais

[Elementais][list]

Animais de Poder

[Animais de Poder][bsummary]