Elementais da Água

[Elementais da Água][bleft]

Elementais da Terra

[Elementais da Terra][twocolumns]

Badba


Na mitologia irlandesa, Badb ou Badhbh significa "corvo" é uma deusa da guerra que toma a forma de um corvo, e é assim, às vezes conhecido como Badb Catha. Ela é conhecida por causar medo e confusão entre os soldados para mover a maré da batalha para o lado dela favorecida. Badb também pode aparecer antes de uma batalha para prefigurar a extensão da carnificina de vir, ou para prever a morte de uma pessoa notável. Ela, às vezes, fazer isso através de gritos das Lamentações, levando a comparações com a sídhe bean.

Com suas irmãs, Macha e Morrigan, Badb é parte de um trio de deusas guerreiras conhecidas como Morrígna.

Representações em lendas

Em lendas irlandesas, Badb é associada com a guerra ea morte, aparecendo tanto para prefigurar derramamento de sangue iminente ou a participar de batalhas, onde ela cria confusão entre os soldados. Como um prenúncio de desgraça, ela aparece em um número de diferentes formas. Em Togail Bruidne Dá Derga, ela assume a forma de uma bruxa feia que profetiza a queda de Conaire Mór. Ela aparece em uma roupagem semelhante em Togail Bruidne da Choça de prever o assassinato de Cormac Condloinges, bem como sob a forma de uma "máquina de lavar no vau" uma mulher lavando carro e arnês de Cormac em um ford no que foi considerado um presságio de morte. Os gritos de Badb também pode ser um mau presságio: a morte iminente de Cormac é prenunciado com as palavras "Os Badbs de boca vermelho vai chorar ao redor da casa, / Para corpos serão solícito" e "Badbs pálido deve gritar". Neste papel que ela tem muito em comum com o sídhe bean.

Ela também foi retratada regularmente como um participante ativo na guerra; de fato, o campo de batalha foi por vezes referido como "o jardim do Badb". Durante a Primeira Batalha de Mag Tuired, Badb junto com suas irmãs, Macha e Morrígan luta no lado do Tuatha de Danann. Usando a sua magia, as três irmãs incitar o medo e confusão entre o exército Fir Bolg, evocando "nuvens compactas de neblina e uma chuva de fogo furioso" e permitindo que os seus inimigos "nem descanso permanecem por três dias e três noites". Badb desempenha um papel semelhante em Cúailnge Tain Bo, aterrorizando e desorientar as forças da Rainha Medb e fazendo com que muitos a cair sobre as suas próprias armas. Ela costumava tomar a forma de um corvo ou corvo gritando, batendo o medo em quem a ouviu, e também pode ser ouvido como uma voz entre os cadáveres em um campo de batalha.

Após a derrota dos Formorianos pelo Tuatha de Danann na Segunda Batalha de Mag Tuired, Badb em vez de prever a desgraça, agora canta uma profecia comemorando a vitória e um tempo de paz,

Em seguida, ela oferece uma profecia do eventual fim do mundo ", prenunciando todo o mal que seria nele, e todas as doenças e vingança Portanto, em seguida, ela cantou este lay abaixo..":

Parentesco

Badb é muitas vezes identificada como um dos Morrígna, um trio de deusas guerreiras irlandês, embora exista uma série de relatos conflitantes sobre este assunto. Em Lebor Gabála Érenn, Badb, Macha e Morrígan compõem a trindade Morrígna e são nomeados como filhas da deusa da agricultura Ernmas. De acordo com esta versão, ela também é a irmã de Ériu, Banba e Fódla, as três deusas matrona da Irlanda, que dão seus nomes para a terra. Outras contas a identificar o trio como filhas do Cailitin druida e sua esposa.

Lebor Gabála Érenn também afirma que Badb é uma das duas esposas do deus da guerra Neit. Menos comumente, ela tem sido descrita como a esposa do rei Fomorian Tethra.

Divindades similares

Em seu papel como uma deusa campo de batalha aterrorizante e prenúncio de desgraça, Badb se assemelha Nemain, e de fato os dois pode ser uma ea mesma coisa. Como Badb, Nemain é identificada como uma mulher de Neit e às vezes é listado como um dos três Morrígna. Escritores têm usado às vezes os seus nomes de forma intercambiável, sugerindo que eles podem de fato ser uma única deusa. Por outro lado, WM Hennessy observa que Badb e Nemain foram disse ter diferentes conjuntos de pais, sugerindo que eles podem não ser inteiramente figuras idênticas.

Badb também parece estar intimamente relacionado com a deusa gaulesa Catubodua, ou Bodua.

Etimologia

Apontando para variantes, tais como 'hoodie do corvo, uma fada, a ralhar,' badhbh irlandeses badb Irish adiantada, 'corvo, demônio,' Badba, bod Welsh, "papagaio", o nome gaulês Bodv, em Bodvo Gnatus eo nome Welsh Bodnod , Macbain sugere * bodwā como a forma ancestral Proto Celtic. No entanto, Julius Pokorny sugere * badwā na base de dados semelhantes. Ambos MacBain e Julius Pokorny correlacionar o elemento com DBO Norse, boðvar genitivo, 'guerra', e Anglo Saxon beadu, beadwe genitivo, "batalha", o que sugere que a palavra originalmente designava "batalha" ou "contenda". Julius Pokorny apresenta o elemento como uma forma estendida do Proto Indo Europeia bhedh raiz * 'Pierce, cavar.' Para esta raiz Pokorny também vincula o bádhate sânscrito, "oprimir", e os lituanos badas, 'fome'.

WM Hennessy argumenta que a palavra Bodb ou badb originalmente significava raiva, fúria, ou violência, e passou a significar uma bruxa, fada, ou deusa, representada no folclore pelo corvo escaldadura ou Royston corvo. 1819 Dicionário irlandês Peter O'Connell define o Badb como um "sidhe feijão, uma fada do sexo feminino, fantasma, ou espectro, deveria estar ligado a certas famílias, e para aparecer, por vezes, sob a forma de corvos de instabilidade, ou corvos Royston" e badb catha como "Fionog, um corvo Royston, um corvo rajada". Outras entradas dizem respeito a sua natureza tríplice: "Macha, ou seja, um corvo Royston; Morrighain, ou seja, a grande fada; Neamhan, ou seja, Badb catha nó feannóg; um catha badb, ou Royston corvo."


http://mythsbook.blogspot.com.br/
Poste Um Comentário
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Oráculos

[Oráculos][threecolumns]

Cristais

[Cristais][grids]

Elementais

[Elementais][list]

Animais de Poder

[Animais de Poder][bsummary]